Buscar
Buscar
logo

ATL encerra 2024 com sessão acadêmica hoje (30), às 19h30, no auditório da UNEB; compareça e prestigie

30 de novembro de 2024
ATL encerra 2024 com sessão acadêmica hoje (30), às 19h30, no auditório da UNEB; compareça e prestigie

O artista plástico angolano Alberto Funda e a agitadora cultural Kátia Aslene: novos Amigos da ATL - Fotos: Divulgação

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realiza neste sábado (30/11), às 19h30, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), sua sessão solene final do ano de 2024. Desde já, todos estão convidados para o evento literário e cultural.

A programação envolve o lançamento do Prêmio Castro Alves de Literatura 2025; a convocação dos acadêmicos para a coletânea “ATL em Verso e Prosa!” – volume IX; a declaração de vacância das cadeiras 10 e 20, que foram ocupadas pelos saudosos Carlos Mensitieri e Fabiana Pinto, respectivamente; além de lançamento de obras, sorteio de livros e recital.

O ponto alto da programação será a concessão da Medalha Amigo da ATL a Kátia Aslene Silva Dutra e a Alberto Funda. Kátia preside o Coletivo de Artes Motirô, que além de manter a Galeria Motirô no Shopping PátioMix em Teixeira de Freitas, apoia e desenvolve diversas atividades artísticas e culturais na cidade. Já Alberto é um jovem pintor angolano muito promissor que realiza sua primeira mostra no Brasil, intitulada “Monami”, especificamente na Galeria Motirô.

“Vamos homenagear duas personalidades relevantes do mundo das artes, seja na criação, no apoio ou na divulgação. Kátia Aslene e Alberto Funda, portanto, representam isso muito bem e estão de parabéns”, disse o presidente da ATL, Raimundo Magalhães.

ATL encerra 2024 com sessão acadêmica hoje (30), às 19h30, no auditório da UNEB; compareça e prestigie

Os acadêmicos Athylla Borborema, Almir Zarfeg, Edmilson Ciriaco (convidado) e Raimundo Magalhães

Raimundo Magalhães e Almir Zarfeg, presidente de honra da ATL, visitaram esta semana a Exposição Monami e gostaram muito do que viram. “Natural de uma ex-colônia portuguesa na África, Alberto Funda consegue impactar a lusofonia não com palavras, mas com seu traço forte e cores marcantes, em acrílico sobre tela, conciliando figuração e experimentação”, comentou Zarfeg.

A confraria literária ainda vai homenagear com uma Moção de Aplauso os autores e autoras que editaram obras em 2024. Uma maneira de apoiar e incentivar a escrita e a publicação de livros literários ou não em Teixeira de Freitas e região. Segue a lista dos homenageados.

Clique aqui e participe do Canal VEJAESSA no WhatsApp

Alessandra Lisboa com “Mulheres com Propósito”; Almir Zarfeg com “Homem-gato, homem-feito”; Athylla Borborema com “Os Guedes Borborema”; Arolda Figuerêdo com “Histórias da Terra do Mandamê”; Cássia Oz com “Sobre Viver”; Débora Zago Bissaro com “Sistema Municipal de Ensino: uma análise da municipalização da educação!; Décio Torres com “A Poesia da Matemática”; Enelita Freitas com “Cirandas e Rodopios”; Greicielly Valiense com “A Raposa e Seu Filhote”; João Scortecci com “Menino Tipográfico e outras histórias”; Joaquim Nunes com “A Moça do Verão”; Jorge Magoo Fortuna com “Efêmero Amor Infinito”; Leonardo de Magalhaens com “Spleen de BH” – Volume II; Patrícia Souza com “6º Prêmio Literário Afeigraf”: e Rodrigo Starling com “Arquétipos do Absurdo”. 


..............

Fonte: Redação - VejaEssa