Buscar
Buscar
logo

Dia Nacional da Poesia – também chamado Dia Drummond – é comemorado neste 31 de outubro

31 de outubro de 2023
Dia Nacional da Poesia – também chamado Dia Drummond – é comemorado neste 31 de outubro
Almir Zarfeg ao lado de Drummond, no Pico do Amor, em Itabira - MG

O Dia Nacional da Poesia é comemorado neste 31 de outubro e remete ao nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. “A data é conhecida também como Dia Drummond ou simplesmente Dia D”, informa Almir Zarfeg.

Zarfeg continua: “Trata-se de uma data especial para a literatura brasileira e, em especial, para aqueles que gostam de escrever poemas, independente do tema e estilo, com ou sem rimas. Essa mesma data já foi dedicada ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves – nascido no dia 14 de março. Portanto, aqui na Bahia, em 31 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Poesia em homenagem a Drummond. Enquanto, em 14 de março, comemoramos o Dia Nacional da Poesia na Bahia em tributo ao poeta maior Castro Alves. E está tudo bem”.

Oficialmente, o Dia Nacional da Poesia passou a ser comemorado em 2015, quando a então presidente Dilma Rousseff sancionou o Projeto de Lei nº 13.131, de autoria do ex-senador paranaense Álvaro Dias. Uma homenagem mais que justa àquele que é considerado pela crítica como o poeta brasileiro mais importante do século XX e, com certeza, um dos mais relevantes de todos os tempos.

O certo é que, com a lei, Drummond ganhou protagonismo midiático e seu nome passou a ser mais divulgado e, assim, a conquistar mais leitores e admiradores. Com o selo de “Dia Drummond”, muitas iniciativas vêm sendo promovidas para lembrar o poeta modernista. Iniciativas como as do Instituto Moreira Salles e, também, da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade sediada em Itabira-MG, cidade natal do “gauche”.

Dia Nacional da Poesia – também chamado Dia Drummond – é comemorado neste 31 de outubro
Almir Zarfeg recebendo o Troféu Drummond, em Itabira - MG, em 2015

“Na verdade, essas datas ajudam na divulgação da vida e obras dos artistas. Dia Nacional da Poesia (31 de outubro), Dia do Poeta (14 de março), Dia Mundial da Poesia (21 de março) e Dia da Estrela (10 de dezembro), enfim, essas datas devem servir para alguma coisa, não é mesmo?”, continua Zarfeg.

Almir Zarfeg, aliás, já leu praticamente toda a obra poética de Drummond e fez questão de visitar Itabira, cidade localizada no Vale do Aço, onde se encontra parte importante das referências e legados drummondianos, como o casarão onde nasceu, a fazenda em que passava as férias, o museu e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Mais do que ler a obra drummondiana, Zarfeg volta e meia homenageia o poeta com textos, como “Well-done”, “Tipos drummondianos”, “Vai, Carlos”, “Da sutileza poética”, “Dia Drummond”, “Panem et circenses”, “O que Drummond diria para Edilene?”, “José existencialista?”, em verso e prosa, só para citar alguns.

Em 2018, como forma de homenagear os 90 anos de história do poema mais conhecido de Drummond – “No meio do caminho” –, Zarfeg escreveu uma versão desse texto como forma de celebrar e, ao mesmo tempo, emular o grande poeta. O texto foi premiado pela União Brasileira de Escritores (UBE-RJ).

“Drummond é um mestre da poesia modernista e, só por isso, já deveríamos conhecer sua biografia e ler sua vasta e rica poesia. Portanto, aprendamos com Drummond! Viva Drummond”, finalizou Zarfeg.

Dia Nacional da Poesia – também chamado Dia Drummond – é comemorado neste 31 de outubro


..............

Fonte: Redação