Buscar
Buscar
logo

Erivan Santana autografa “Cartas teixeirenses, ba” na Escola São Lourenço, em Teixeira

09 de junho de 2024
Erivan Santana autografa “Cartas teixeirenses, ba” na Escola São Lourenço, em Teixeira

Castro Rosas, Almir Zarfeg, Erivan Santana, Fernando Lago, Enelita Freitas e Raimundo Magalhães - Fotos: Divulgação/Ascom

O poeta Erivan Santana autografou sua obra poética mais nova – “Cartas teixeirenses, ba” – na Escola Municipal São Lourenço, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O evento literário, que envolveu a comunidade escolar e alguns acadêmicos, se deu na noite da última quinta-feira (6) e foi bastante animado. 

Sob o comando do mestre de cerimônias Clébio Rodrigues, a mesa foi composta pela vice-diretora da unidade escolar, pelos acadêmicos Fernando Lago (que cuidou do prefácio), Almir Zarfeg (responsável pelo posfácio), Enelita Freitas e Castro Rosas. E claro pelo anfitrião da noite, Erivan Santana, que já havia participado da Bienal do Livro Bahia 2024.

Clique aqui e participe do Canal VEJAESSA no WhatsApp

Antes dos componentes da mesa fazerem uso da palavra, alguns alunos recitaram textos, em forma de jogral, extraídos da nova obra poética que sai com a chancela da Lura Editorial. Já a professora Jaqueline Fernandes Borel, filha de família fundadora da cidade, fez a leitura da carta que abre o livro: “Cara cidade de Teixeira de Freitas”.

Em seguida, nessa ordem, falaram a vice-diretora Sirlene Reis dos Santos (representou Dhebora Lind), os acadêmicos Fernando Lago e Almir Zarfeg. Todos enfatizaram a importância desse tipo de atração para a escola e seu alunado e, em especial, para a cidade de Teixeira de Freitas. Destacaram ainda a importância da nova obra de Erivan que vem para dar seguimento à trajetória nova, mas promissora do poeta que também escreve crônicas e ocupa a Cadeira 36 da Academia Teixeirense de Letras (ATL).

Erivan Santana autografa “Cartas teixeirenses, ba” na Escola São Lourenço, em Teixeira

Almir Zarfeg (posfaciador), autor Erivan Santana e Fernando Lago (prefaciador)

Em sua fala, Erivan citou sua recente participação na Bienal do Livro Bahia, que o deixou bem impressionado e com uma certeza – a de que o livro seguirá firme e forte, a pesar dos avanços tecnológicos de edição, como o livro digital e os apelos visuais das redes sociais.

Erivan Santana autografa “Cartas teixeirenses, ba” na Escola São Lourenço, em Teixeira

O poeta e professor também lembrou seu interesse pela literatura, início como autor e sua disposição em continuar escrevendo e publicando seus textos, como forma de contribuir para a história e a cultura local e regional. 

O presidente da ATL, Raimundo Magalhães, prestigiou o lançamento e desejou sucesso ao autor e sua nova obra poética. “Que o nobre confrade siga publicando e conquistando seus objetivos na literatura, sobretudo emocionando cada vez mais seus leitores”, disse Magalhães. 

Ao final do evento, foi serviço um lanche reforçado durante o qual, inclusive, os convidados tiveram a oportunidade de botar a conversa em dia e confraternizar. 


..............

Fonte: Redação