Buscar
Buscar
logo

IBAMA promove audiência pública em Nanuque sobre licenciamento do Projeto Asa Branca

24 de janeiro de 2025
IBAMA promove audiência pública em Nanuque sobre licenciamento do Projeto Asa Branca

O gestor ambiental Elias Ghissoni, consultor da DOSSEL Ambiental, empresa responsável pelo licenciamento do empreendimento, fazendo uma visita institucional em Mucuri, ao chefe Municipal de Gabinete e secretário Municipal de Administração, Robson Carlos – na campanha de divulgação da Audiência Pública

O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Consórcio Engie Brasil Transmissão convidam você para as Audiências Públicas que apresentarão o Estudo de Impacto Ambiental da Linha de Transmissão 500 kV Poções III – Medeiros Neto II – João Neiva 2 – Viana 2, C2, CS e Subestações Associadas, conforme Processo nº 02001.024586/2023-18. Em Nanuque, o IBAMA realizará Audiência Pública de licenciamento ambiental do Projeto Asa Branca e Mucuri é um dos municípios interceptados.

O foco para a principal Audiência Pública de dimensão dos municípios da tríplice divisa dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, que acontecerá em Nanuque nesta próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro, é de maior interesse do município de Mucuri, pois está sediando as obras de implantação de um linhão com mais de mil quilômetros de extensão que fará a ligação elétrica entre a subestação de Medeiros Neto e Poções (BA) até as subestações de João Neiva e Viana (ES).

Em Mucuri a linha transmissora está passando pela região oeste do município, cortando as áreas das localidades de São Jorge, Ibiranhém, Santa Clara e Taquarinha e, ainda abrangendo o território fronteiriço dos municípios mineiros de Serra dos Aimorés e Nanuque, além dos capixabas de Montanha e Pinheiros.

Segundo o gestor ambiental Elias Ghissoni, consultor da DOSSEL Ambiental, empresa responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento junto ao IBAMA, a audiência pública em Nanuque faz parte do processo de licenciamento ambiental referente a licença previa e, informa que haverá transporte disponível para quem do entorno solicitar o translado pelo telefone 0800 883 6206, até o dia 24 de janeiro.

IBAMA promove audiência pública em Nanuque sobre licenciamento do Projeto Asa Branca

1ª Audiência Pública – acontecerá na cidade de Itapetinga, no sudoeste do estado, às 18h da próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, na Câmara Municipal de Itapetinga, Avenida Hildebrando Nogueira nº 130, bairro Morumbi.

2ª Audiência Pública – acontecerá na cidade de NANUQUE, às 18h, da próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro, no Espaço Central Nanuque, na Rua Itambacuri nº 499 – na rua do Colégio Santo Antônio, no centro da cidade.

3ª Audiência Pública – acontecerá na cidade de João Neiva, às 18h da próxima quinta-feira, dia 30 de janeiro, na Câmara Municipal de João Neiva, Praça Nossa Senhora do Líbano nº 30, 2º andar, centro da cidade.

Municípios que vão receber a faixa ITAPETINGA:

Poções
Planalto
Barra do Choça
Caatiba
Itambé
Itapetinga
Macarani
Maiquinique
Jordânia
Jacinto
Santo Antônio do Jacinto
Guaratinga
Jucuruçu

Municípios que vão receber a faixa NANUQUE:

Nova Venécia
Boa Esperança
Pinheiros
Montanha
Mucuri
Nanuque
Serra dos Aimorés
Caravelas
Ibirapuã
Lajedão
Medeiros Neto
Vereda
Itanhém

Municípios que vão receber a faixa JOÃO NEIVA: 

Viana
Cariacica
Santa Leopoldina
Fundão
Ibiraçu
João Neiva
Colatina
Marilândia
Linhares
Rio Bananal
Vila Valério
São Mateus

Desde o início de 2022, que o município de Mucuri foi parceiro do projeto, contribuindo na execução das ações de licenciamento ambiental para que a construção e a operação do empreendimento se consolidassem. A nova linha de transmissão de energia vai beneficiar diretamente os Estados da Bahia e o Espírito Santo, embora esteja cortando também territórios do Estado de Minas Gerais. A obra vai ligar a subestação da cidade de Viana, na região metropolitana de Vitória, e a de João Neiva, no centro norte capixaba, até as subestações de Medeiros Neto (extremo sul), Poções (sudoeste) e Morro do Chapéu (zona oriental da Chapada Diamantina) no Estado da Bahia, considerando toda área do lote 5.

O linhão em execução está cortando 19 municípios capixabas, 5 em Minas Gerais e 34 na Bahia. Todo o investimento inicial para fazer a ligação elétrica entre essas cidades será de R$ 2,68 bilhões, com potencial de criar 2.400 empregos diretos nos três Estados. O primeiro trecho, entre Viana e João Neiva, terá 78 quilômetros. E de João Neiva a Medeiros Neto (BA), serão 276 quilômetros. Outros 652 quilômetros serão entre Medeiros Neto e Morro do Chapéu.

O prazo para conclusão do investimento, a partir do leilão, é de 66 meses. Somente no trecho Poções a João Neiva serão 1.100 torres implantadas. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, o objetivo da nova linha de transmissão é atender a grandes projetos de usinas de energia solar e eólica previstos para essa região do país nos próximos anos, o que demandará maior infraestrutura energética para escoamento da geração.

 


..............

Fonte: Ascom - PMM