Já se encontram abertas as inscrições para o Prêmio Castro Alves de Literatura 2026

O presidente de honra Almir Zarfeg, o secretário-geral Erivan Santana e o presidente da ATL, Raimundo Magalhães, em recente sessão acadêmica — Fotos: Divulgação
Os interessados já podem inscrever seus textos no X Prêmio Castro Alves de Literatura, nas categorias conto, crônica e poema, através do e-mail atl_letras@yahoo.com.br. Desta segunda-feira (06/10/2025) até as 23h59min do domingo (30/11/2025).
A inscrição é gratuita, a temática livre e cada autor poderá inscrever um texto inédito em cada uma das três categorias disponibilizadas. Não é necessário usar pseudônimo, uma vez que a comissão julgadora terá acesso apenas ao numeral de inscrição e não à identificação do candidato.
A 10ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura será especial, porque coincide com os dez anos de fundação e instalação da Academia Teixeirense de Letras (ATL). Sua criação remete ao dia 14 de março de 2016 e Castro Alves foi escolhido Patrono-geral da instituição lítero-cultural.
A data será comemorada à altura da importância da ATL, mas, no tocante à premiação, ela continua envolvendo duas versões, uma interna (da qual participam os acadêmicos) e a outra regional, de que participam os interessados residentes em Teixeira de Freitas e demais municípios que compõem o chamado Território de Identidade do Extremo Sul da Bahia.
Os primeiros colocados nas categorias conto (1º), crônica (1º) e poema (1º) receberão a quantia de R$ 500,00 (quinhentos reais) individualmente, além de medalhas e certificados. Já os segundos e terceiros colocados – nas três categorias – vão receber medalhas e certificados. Os classificados em 4º, 5º e 6º lugares terão direito a menções honrosas (medalhas).
Como acontece desde o início do concurso literário, o artista homenageado dessa edição será o poeta, escritor e presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB) Aleilton Fonseca. O poeta convidado terá tratamento especial na coletânea “ATL em Verso e Prosa!”, que chega ao volume 10.
Todos os textos inscritos de autoria dos acadêmicos farão parte da coletânea. O mesmo destino terão os textos premiados da versão regional em 1º, 2º e 3º lugares, seja conto, crônica ou poema.
>> Clique aqui e participe do Canal VEJAESSA no WhatsApp
“Todos os jurados – que voluntária e gentilmente aceitaram nosso convite para participar dessa edição especial do prêmio – serão homenageados com medalhas e certificados. Aceitem meus cumprimentos e minha gratidão”, afirmou Almir Zarfeg, responsável pela organização do X Prêmio Castro Alves de Literatura.

"Arquivo", poema vencedor do IX Prêmio Castro Alves de Literatura; autoria: Patrícia Souza
..............
Fonte: Redação — Vejaessa