Buscar
Buscar
logo

Lume Robotics e Suzano firmam parceria para testar o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina

30 de julho de 2024
Lume Robotics e Suzano firmam parceria para testar o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina

Imagem: Divulgação/Secom Suzano

A iniciativa, viabilizada por um contrato de R$ 3 milhões com a Finep, visa o desenvolvimento e implementação do veículo, que será criado pela Lume Robotics e testado em unidade da Suzano

A Lume Robotics, líder na América Latina em soluções de mobilidade autônoma, e a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir de eucalipto, realizaram uma parceria para testar o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina.  A iniciativa foi viabilizada por um contrato com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no valor de R$ 3 milhões para o desenvolvimento e implementação do veículo, que será testado em um dos terminais portuários da Suzano.

O projeto, ainda em desenvolvimento, visa aplicar conceitos da Indústria 4.0, como inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica. O Sistema Lume de Mobilidade Autônoma será aplicado integrando software e hardware avançados, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana. Essa tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, localizar-se precisamente em tempo real e navegar autonomamente, desviando de obstáculos fixos ou móveis, além de responder dinamicamente ao ambiente de trânsito.

Clique aqui e participe do Canal VEJAESSA no WhatsApp

“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’, afirma Rânik Guidolini, Diretor Executivo da Lume.

A solução será implementada e validada em uma operação real em um terminal portuário da Suzano. A expectativa é que o veículo tenha capacidade de transportar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo e realizando cerca de 50 viagens por dia em uma operação contínua e ininterrupta. A previsão é que o caminhão elétrico autônomo esteja pronto em 2027 e inicie as operações de teste   até 2028.

“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos, busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade”, diz Beatriz Nalevaiko Venturini, Gerente de Excelência Operacional na Suzano.

A inovação da Lume Robotics posiciona o Brasil entre o seleto grupo dos países que dominam a tecnologia de mobilidade autônoma, um mercado que, segundo estudo da Strategy Analitics, movimentará cerca de 800 bilhões de dólares até 2035 e mais de 7 trilhões de dólares até 2050. Este crescimento exponencial reforça a crescente relevância e o potencial transformador da mobilidade autônoma no cenário global.

Sobre a Lume Robotics 

Fundada em 2019 por pesquisadores do Projeto IARA da UFES, a Lume Robotics é uma startup especializada em tecnologias avançadas de veículos autônomos, robótica probabilística, inteligência artificial, visão computacional e redes neurais profundas (Deep Learning). A empresa criou o Sistema Lume de Mobilidade Autônoma, uma solução pioneira para converter variados tipos de veículos em unidades totalmente autônomas, eliminando a necessidade de operadores humanos. A Lume Robotics foca em aplicar seu conhecimento para desenvolver soluções práticas que atendam às necessidades da indústria e da sociedade, colocando o respeito à vida humana em primeiro lugar. Saiba mais na página www.lumerobotics.ai

Sobre a FINEP 

A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, criada em 1967. Sua missão é promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil através do fomento à ciência, tecnologia e inovação. A FINEP oferece financiamento reembolsável e não reembolsável, capital de risco e apoio direto a programas de P&D&I em empresas, universidades e centros de pesquisa. Ela também promove parcerias e cooperações nacionais e internacionais, desempenhando um papel vital na consolidação do sistema de inovação brasileiro. Saiba mais na página www.finep.gov.br

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de "Renovar a vida a partir da árvore" e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br


..............

Fonte: Edson Sodré - Ascom/Pauta 6