Buscar
Buscar
logo

Receptivo turístico dá as boas-vindas às delegações do G20, no Aeroporto de Salvador

27 de maio de 2024
Receptivo turístico dá as boas-vindas às delegações do G20, no Aeroporto de Salvador

SETUR recepciona delegações G20 - Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Representantes das maiores economias do mundo desembarcam desde o início do fim de semana (25), no Aeroporto Internacional de Salvador. As 45 delegações do G20, compostas por 19 países, além da União Africana e da União Europeia, estão sendo recebidas por equipes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), com um serviço de receptivo, que inclui apresentações para evidenciar a riqueza histórica e cultural da Bahia. Eles participam da primeira reunião do Grupo, no Centro de Convenções Salvador, na segunda-feira (27), para debater pautas prioritárias como o combate à fome, pobreza e desigualdade.

Clique aqui e participe do Canal VEJAESSA no WhatsApp

Após o desembarque, as comitivas dos países participantes são direcionadas à Sala VIP do G20, montada pela Setur-BA no aeroporto, onde são recepcionadas por um grupo de capoeira e baianas. “Montamos esse espaço para receber representantes do G20 que vem de várias partes do mundo, como Rússia, Arábia Saudita, Canadá, Indonésia, China, Singapura. Vamos até o desembarque e conduzimos até essa sala. Aqui ambientamos eles com um pouco da cultura da Bahia. Depois eles vão até a van e seguem para os seus hotéis. Esse é um trabalho que a Setur vem desenvolvendo com muita expertise durante todo o ano. O posto do aeroporto é aberto todos os dias e conta com colaboradores que falam outras línguas e dão todo apoio ao turista”, pontuou a supervisora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Aeroporto, Patrícia Seabra.

Receptivo turístico dá as boas-vindas às delegações do G20, no Aeroporto de Salvador

Pela primeira vez na Bahia e representando a Arábia Saudita, Ibrahim Alkaltham, ficou  entusiasmado por estar na Bahia. “Faço parte da delegação do meu país e esta é a minha primeira vez na reunião do G20 e neste estado. As expectativas são as melhores possíveis após essa recepção calorosa”, afirmou. 

Yogie Yohanes, da Embaixada da Indonésia no Brasil, contou sobre o que espera da reunião. “A minha expectativa é de que os países do G20 possam fazer uma ação conjunta com o Brasil e com os países emergentes, acompanhar as necessidades de cada um deles e fazê-los crescer”, disse. 

Os capoeiristas da Cia Tradições, coordenados pelo coreógrafo e diretor artístico, Denys Silva e a baiana Marinalva Ribeiro da Silva, foram as grandes atrações. “Fizemos aqui, uma apresentação de capoeira e samba de roda bem bacana, onde conseguimos uma ótima interação com o público. Foi maravilhoso receber pessoas que nunca tinham visto um berimbau pessoalmente. Eles ficaram bem entusiasmados olhando, perguntando coisas sobre como era o som, e ficaram felizes”, contou Denys Silva. 

A maior curiosidade das comitivas, apontada pela baiana Marinalva, foi sobre a vestimenta. “Eles querem saber sobre tudo: o significado dos colares, da fitinha do Senhor do Bonfim, como veste essa roupa e o que tem por debaixo desse vestido para ser tão rodado. São bastante curiosos e gostam muito da nossa recepção”, contou.

Receptivo turístico dá as boas-vindas às delegações do G20, no Aeroporto de Salvador

Durante o evento no Centro de Convenções, que terá a presença de cerca de 200 delegados estrangeiros, também estão previstos estandes de secretarias estaduais, e uma apresentação com o tema Dança dos Orixás, demonstrando mais um pouco da riqueza cultural da Bahia. Ainda está incluído na programação, um passeio turístico para o Pelourinho.

Sobre a reunião 

A reunião faz parte do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento e terá abertura oficial na segunda-feira (27), às 9h, com as presenças do sherpa (líder) do Brasil no G20, embaixador Mauricio Lyrio, e do diretor da Agência Brasileira de Cooperação, embaixador Ruy Pereira. 

Na capital baiana, o GT irá apresentar estudos durante o encontro, que acontece até quarta-feira (20), incluindo políticas de inclusão para mulheres e grupos marginalizados, combate à pobreza infantil e às desigualdades, por meio de políticas inclusivas e de redução das desigualdades raciais no mundo do trabalho.

 


..............

Fonte: Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA