Zarfeg comenta “Do amor à sabedoria”, livro de Fabiana Pinto (falecida no último sábado, 9)*

Em novembro de 2022, Zarfeg e Fabiana Pinto se encontraram pela última vez
Bom dia, Fabiana!
Li de uma assentada “Do amor à sabedoria”. Passei-o à minha filha adolescente, que também está gostando do livro.
São textos bem singelos, quase inocentes, leitura fácil, quase irresistíveis.
Mas não encontrei nas crônicas novidades estéticas nem aquelas reflexões que, geralmente, permeiam uma crônica assinada por um Rubem Braga, Carlos Drummond ou Fernando Sabino.
Agora, me vêm à mente os textos de “Quinze anos”, livreto de crônicas de Carlos Heitor Cony que li nos anos 90, repleto de achados sobre a adolescência, na forma de casos cômicos, envolvendo a família, os amigos, e de tantas lições de vida...
Em minha opinião, o mérito de “Do amor à sabedoria” (o título, sim, é profundo) está na narrativa leve que atrai à primeira leitura, descomprometida de outras preocupações estilísticas, e centrada nos acontecimentos do dia a dia.
A questão é – ainda que a crônica seja tida como um relato breve sobre temas quotidianos e atuais – ela precisa de maiores atrativos para ganhar a dimensão literária. Desprovida dessa ambição, a crônica policial nunca será literária. Porque o objetivo dela é, antes de tudo, informar e não sensibilizar os leitores.
A questão continua – gênero maior ou menor? A crônica, graças aos autores que citei atrás, conseguiu se firmar como gênero literário. Mais que passatempo, ela é literatura. E será assim com a contribuição de todos, inclusive a de Machado de Assis, a sua, Fabiana, e a minha. Por que não?
Enfim, o que apresentei foi uma prévia da leitura que gostaria de dedicar aos outros livros de sua autoria, sobretudo àquele premiado na Europa.
Desde já, lhe desejo muitas conquistas literárias e, também, muita saúde em 2014. E, por favor, vamos continuar aquela conversa sobre a Academia Teixeirense de Letras, que precisa, sim, virar realidade.
Forte abraço e sucesso,
Almir Zarfeg
..............................................
* Texto publicado originalmente em 13 janeiro de 2014
..............
Fonte: Redação