Fenec é apresentada à imprensa: promessa de impulsionar negócios no extremo sul da Bahia
Primeira edição da Feira de Negócios e Conexões será realizada entre os dias 29 e 31 de maio em Teixeira de Freitas, com programação voltada ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional

Apresentação do projeto em Teixeira de Freitas - Fotos: reprodução/OSollo
Foi apresentada à imprensa local nesta terça-feira (20) a FENEC – Feira de Negócios e Conexões, evento que ocorrerá de 29 a 31 de maio de 2025, no Parque de Exposições Agropecuárias de Teixeira de Freitas. A feira reunirá diversos setores produtivos — como agronegócio, indústria, comércio e tecnologia — em uma programação voltada à geração de negócios, capacitação profissional, inovação, sustentabilidade e conexões estratégicas.
Durante o evento, a presidente da Coopmista, Walsilene Maffei, reforçou o papel da FENEC como uma iniciativa inédita da cooperativa, com grande potencial de transformação econômica para o município e a região.

A presidente da Coopmista, Walsilene Maffei
“Eu convoquei a imprensa, de uma forma geral, para pedir o apoio de vocês para esse evento que é o primeiro da cooperativa. Eu estou aqui pedindo que vocês nos ajudem a divulgar o evento, a mostrar para a região o que está vindo com a FENEC, o que pode trazer de possibilidades para a nossa região”, declarou.
Segundo Walsilene, o evento busca atrair movimentação por meio do empreendedorismo e da integração com outras entidades e setores. Ela agradeceu o apoio das instituições parceiras e sinalizou que a expectativa é dar continuidade à feira nos próximos anos.

Maxsoely Brito, diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teixeira de Freitas
Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teixeira de Freitas, a diretora Maxsoely Brito destacou a importância do evento como vitrine para o potencial regional. “A FENEC é uma feira de negócios e conexões do Extremo Sul da Bahia. É essa feira que vem mostrando potencial não só de Teixeira, mas de toda a região, com vários parceiros envolvidos, mostrando o que temos de melhor”, afirmou.
Ela destacou o engajamento da gestão municipal por meio de diferentes secretarias, como Promoção Social — que levará atrações culturais —, Agricultura e Infraestrutura, que vêm colaborando com a organização do evento. “Temos certeza que grandes resultados teremos aqui a partir dessa iniciativa, que acreditamos e muito no potencial”, disse Maxsoely, parabenizando a organização e convidando a população a participar.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (ADEX), Cleide Ferreira
A presidente da Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (ADEX), Cleide Ferreira, também reafirmou o compromisso da instituição com a FENEC e anunciou ações voltadas ao fortalecimento dos negócios regionais. “Nós estaremos com o nosso estande aqui, propondo ao município e a todos os expositores uma rodada de negócios”, afirmou.
Entre os temas que serão abordados pela equipe técnica da ADEX estão o registro de marcas, licenciamento ambiental e a valorização da identidade comercial. Cleide alertou para a importância de preservar o patrimônio empresarial, frente a casos recorrentes de empresas que têm perdido o registro de suas marcas.
A agência também trará expositores regionais premiados, como produtores de queijo de Itanhém e outros empreendedores que têm se destacado nacionalmente. “Nosso Extremo Sul está se destacando em nível Brasil, e muitas vezes a gente nem sabe disso”, reforçou.

Neuza Brizola, presidente da Associação de Imprensa da Costa das Baleias
A presidente da Associação de Imprensa da Costa das Baleias (AICB), Neuza Brizola, elogiou a proposta da FENEC e a liderança feminina na sua organização. Para ela, a feira é um marco para o desenvolvimento regional e para a valorização do comércio local. “É onde se unem empresários para mostrar o que nossa região tem a oferecer. É um lugar de encontro para pessoas que geram negócios, que geram renda, que geram emprego para a região”, afirmou.
Neuza também destacou os desafios enfrentados por Walsilene Maffei ao assumir a presidência da Coopmista e liderar uma iniciativa dessa magnitude, sobretudo por ser mulher em um setor como o agronegócio. “Teixeira é grande, tem que se pensar grande. E ela chegou agora como presidente da cooperativa e está pensando grande. A gente tem que parabenizar ela”, concluiu.
..............
Fonte: Reprodução - O'Sollo